Secretarias

05 de February | 12:57

Sintego cobra cumprimento de acordo em Trindade

Dirigentes do Sintego participaram na manhã desta quarta-feira (6), do programa Fala Trindade, na rádio Trindade FM, e falaram sobre os problemas enfrentados pelos trabalhadores da Educação e os acordos não cumpridos pela prefeitura municipal. Participaram a presidenta Iêda Leal, o diretor Arquidones Bites e a tesoureira da Regional, Marlene Raimunda de Oliveira.

Após a entrevista, os dirigentes se reuniram com a secretária de Educação, Eva Eni Junqueira, e cobrou o pagamento do reajuste do Piso, eleição diretas para diretores, concurso público e o fim do pagamento de salário mínimo para professores com contrato temporário. Eles cobraram ainda uma audiência com o prefeito Jânio Darrot para cobrar o cumprimento da pauta de reivindicação da categoria;

Acordos não cumpridos
No ano passado, o prefeito Jânio Darrot firmou vários compromissos com a categoria, que não estão sendo cumpridos, como o pagamento do Piso, de acordo com a Lei 11.738/08 (não houve o reajuste de 8,32%, em janeiro); negociação para pagamento das diferenças dos anos anteriores (não houve negociação); eleições diretas para diretores, que deveria ter sido realizada em novembro de 2013; e licença maternidade de seis meses, também não foi cumprido.

“Infelizmente, é o que tem acontecido, os gestores fazem acordos e não cumprem e isso só tem um significado: Educação, não é prioridade, mas moeda de troca na hora do voto e a população precisa ficar de olho e cobrar investimentos para melhorar o ensino público”, declarou Iêda.  

Reforma Regional
Antes de participar do programa, Iêda Leal esteve na Regional, que está sendo amplamente reformada e ganhará um auditório, sala da presidência, sala dos diretores e uma cozinha. Futuramente será construída ainda uma hospedagem. A expectativa é de que as obras sejam concluídas no final deste mês e Trindade passará a ter mais um local de referência para os trabalhadores em Educação.

Imprimir